quarta-feira, 19 de abril de 2017

12º MotorClássico

Em jeito de aperitivo para a edição de 2017 do Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos, que decorrerá nos próximos dias 21 a 23 de Abril nas instalações da FIL (Parque das Nações, Lisboa), aqui fica um resumo da edição do ano passado.

Exposição de Clássicos-Coruche – Casal Carina.

Exposição de Clássicos-Coruche – EFS ML Flecha.

BMW Motoclube Portugal – R26, R45 e R80G/S.

Dürkopp Diana (1957).

Dollar BMA (1928).

Saab Sonett III (1974), que pertenceu a Eusébio.

Werner Modelo Competição – Paris-Viena (1903).

Amigos da Heinkel-Portugal – Kabine (1957), 150 e Tourist com sidecar.

Para além dos muitos veículos de duas e quatro rodas presentes, a 12.ª Edição do Salão Motorclássico contou em paralelo com o “Salão Motor Racing” dedicado ao desporto motorizado (campeonatos, provas nacionais e internacionais, troféus de várias classes e categorias, profissionais do sector, pilotos, patrocinadores, organizadores, marcas, preparadores, entre outros), com a exposição “BMW – 100 Anos” (uma viagem pela história da BMW através de algumas das suas motos e automóveis mais emblemáticos, como a K1 (1988-1993) e o Isetta, o microcarro produzido a partir de 1955 e que vendeu mais de 160.000 unidades) e com a exposição “Vespa – 70 Anos” (exposição temática que traçou sete décadas de história deste pequeno grande vulto da engenharia e do design).

Exposição “BMW – 100 Anos” – R100GS Paris Dakar, K1 (1990), R90S (1974) e R12 com sidecar (1941).

Exposição “Vespa – 70 Anos”. 

No que respeita às duas rodas de fabrico nacional, o grande destaque foi sem dúvida a exposição “A Moto Portuguesa Nacional / SMC – Juntas pela primeira vez desde os anos 30!”, uma oportunidade única para admirar algumas raridades da marca criada nos anos 30 por Manuel Malheiro de Seixas, Augusto Morais Maia e José Silvestre de Freitas (esteve presente um exemplar do Modelo Normal e dois exemplares do Modelo Sport, modelo este incluído na colecção de selos Motos Fabricadas em Portugal), facto que certamente não se repetirá nos tempos mais próximos.

Exposição “A Moto Portuguesa Nacional / SMC - Juntas pela primeira vez desde os anos 30!” – Dois Modelos Sport e um Modelo Normal. 

Vários moto clubes estiveram presentes nas instalações da FIL com exposições de diversos ciclomotores e motociclos clássicos, destacando-se o Moto Clube de Mafra, o Moto Clube de Sintra e, à semelhança da edição de 2014, o Moto Clube do Montijo.

Moto Clube de Mafra – Honda CB900F Bol D’Or (1979).

Moto Clube de Mafra – Suzuki GS1100 Katana (1982).

Moto Clube de Sintra.

Moto Clube do Montijo – Motoconfort T1 (1929).

Sem comentários:

Enviar um comentário