sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Visto por aí #10

Quando me desloquei à XXI Concentração Mototurística de Góis, em Agosto de 2014, estava longe de imaginar que, por entre as inúmeras tendas de campismo espalhadas numa das “zonas de descanso” do recinto, iria encontrar esta Rabeneick F250/2, um modelo pouco conhecido (pelo menos para mim) de meados da década de 50 do século passado:

Rabeneick F250/2 dos anos 50, vista em Góis (Agosto de 2014). Via

Em 1930, o alemão August Rabeneick fundou uma pequena empresa de fabrico de bicicletas no município de Brackwede, perto de Bielefeld (Westfalen). Anos mais tarde dedica-se à produção de ciclomotores e motociclos com motores a 2T das marcas Fichtel & Sachs (50 cm³ e de 100 cm³ a 175 cm³) e ILO (50 cm³ e de 100 cm³ a 250 cm³), estes últimos rebaptizados para Rabeneick. 

Foi já durante a década de 1950, numa altura em que o mercado das duas rodas como meio de transporte popular e acessível mostrava já alguns sinais de saturação, que foi apresentada a F250, comercializada em duas versões com motores a 2T ILO de 250 cm³, suspensão traseira Plunger e banco individual tipo “sela”. A versão /1 (1952-55) montava um monocilíndrico com 12,8 hp e a versão /2 (1953-57) um bicilíndrico que debitava 15 hp.

A produção de ciclomotores e motociclos da Rabeneick foi descontinuada no final dos anos 50, tendo sido transferida pela Fichtel & Sachs para a anterior rival Hercules, a qual já pertencia à F&S antes de esta ter adquirido as acções da Rabeneick. 

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