quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Visto por aí #8

O Lisbon Motorcycle Film Fest, que decorreu no último fim-de-semana do mês de Junho, levou muitos entusiastas de filmes e de duas rodas ao grande ecrã do Cinema São Jorge em Lisboa.

Entre as várias motos estacionadas junto ao N.º 175 da Av. da Liberdade encontrava-se esta BMW R100RT de finais dos anos 70/início dos anos 80 que, apesar de se apresentar com alguns pormenores diferentes face ao original (banco e guarda lamas da frente, bem como a ausência das tampas laterais), mantém todas as características que fizeram dela uma referência das motas turísticas da marca bávara:

BMW R100RT de finais dos anos 70/início dos anos 80, vista em Lisboa (Junho de 2016). 

No ano de 1977, a linha de produtos da BMW Motorrad avançou para os modelos “/7”, substituindo os modelos da série “/6” com 898 cc (a R90/6 e a R90S), por versões actualizadas do motor boxer, que passou a ter 1 litro de capacidade (980 cc), surgindo a R100/7, a R100S e a nova turística-desportiva R100RS com carenagem integral.

Em 1978, a R100RT foi introduzida na linha de produção para sair como modelo do ano seguinte, em 1979, tornando-se na primeira Reise Tourer (Travel Tourer) com carenagem completa da BMW.
O seu motor boxer a 4T, arrefecido a ar e com 980 cc, debita uma potência máxima de 51 kW/70 hp (às 7.000 rpm) e um binário máximo de 76 Nm/7,7 kgf-m (às 6.000 rpm). A caixa possui 5 velocidades e a transmissão final é feita por intermédio de um veio. Com um peso em ordem de marcha a rondar os 235 kg, a R100RT consegue ultrapassar os 200 km/h de velocidade máxima.

O estilo característico da carenagem e os seus elevados padrões de conforto, robustez e fiabilidade, fizeram da BMW RT um modelo extremamente popular junto das forças policiais um pouco por todo o mundo, o qual se mantém até aos dias de hoje graças às actualizações que este modelo tem sofrido ao longo da sua já longa existência.

Sem comentários:

Enviar um comentário