quinta-feira, 15 de setembro de 2016

A moda do avental

a·ven·tal
(avante + -al)
Substantivo masculino

Em regra, poder-se-á definir o avental como sendo uma peça de vestuário exterior, utilizado para proteção dianteira da roupa. Feito habitualmente de pano, serve para proteger de nódoas, ou outro tipo de agressão exterior.

O seu uso está normalmente associado à realização de diversas tarefas de diferentes profissões, tais como cozinheiros, marceneiros, domésticas, sapateiros, entre muitas outras. Na Maçonaria, o avental simboliza o trabalho e é uma peça fundamental (e obrigatória) da indumentária maçónica. 

Via 

Bom, mas afinal o que é que o avental tem a ver com as motas? Aparentemente nada, certo? Pois bem, a verdade é que cada vez se vêm mais utilizadores de scooters com este tipo equipamento, especialmente nas deslocações para os grandes centros urbanos (e mesmo dentro deles), para se protegerem da intempérie! Parece estranho? Sim é, especialmente quando a condução de veículos de duas rodas pressupõe uma certa liberdade de movimentos de quem os conduz.

Via

No entanto e recuando um pouco no tempo, verifica-se que o avental também poderá significar um “encerado para resguardo das pernas de quem viajava em carruagem descoberta”, conforme referido no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. 

Será esta a relação, ainda que ténue, entre o avental e as scooters? Até poderá ser, mas não deixa de ser uma forma algo esquisita de conduzir este tipo de veículos... porque se há coisa que melhor define as scooters, para além do quadro de configuração aberta e da plataforma (ou chão) para colocar os pés, é precisamente o facto de terem um “avental” para protecção do condutor!

Ora com toda a oferta de vestuário especializado existente nos dias de hoje, um bom par de calças para a chuva/frio resolveria facilmente o problema. Ou então, para aqueles que não têm especial gosto em andar de mota, há sempre a opção “mais aconchegante” de conduzir um automóvel. 

E por falar em coisas esquisitas, espero que ninguém se lembre de começar a conduzir de lado em cima do assento, qual “amazona” em cima de um cavalo. É que isto das modas é tramado... quando a coisa pega...

Sem comentários:

Enviar um comentário