quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Moto3 2015 - Miguel Oliveira Vice-Campeão Mundial

A temporada de 2015 do Campeonato do Mundo de Motociclismo chegou ao fim e dois pilotos destacaram-se entre os demais na categoria de Moto3. Foram eles o inglês Danny Kent (Leopard Racing - Honda) que se sagrou campeão na última corrida e o português Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo - KTM) que conquistou o vice-campeonato a apenas 6 pontos de diferença.

Era apenas uma questão de tempo até que a grande qualidade do piloto luso viesse definitivamente ao de cima e, para grande regozijo dos fans nacionais, finalmente aconteceu.
Miguel Oliveira, que participa no “mundial” de velocidade desde 2011 (no último ano das 125cc, que terminou abruptamente para MO44), teve assim um ano quase perfeito em termos de resultados, ficando a sua primeira vitória no GP de Itália (de um total de seis) e o vice-campeonato final para a história do desporto motorizado português em duas rodas.

Danny Kent e Miguel Oliveira, Campeão e Vice-Campeão do Mundo em Moto3, respectivamente. Via

Apesar de um começo de campeonato algo azarado, com algumas quedas pelo meio, a sua primeira vitória adivinhava-se para breve depois do segundo lugar obtido no GP Espanha, em Jerez. E, duas corridas depois, a festa fez-se finalmente em Mugello (GP de Itália).
Com nova vitória arrecadada no mítico circuito de Assen (GP Holanda), a primeira metade do campeonato não terminava de feição para Miguel Oliveira, já que logo na 1.ª sessão de treinos livres em Sachsenring (GP da Alemanha), MO44 sofreu um “highside” que resultou na fractura do quarto metacarpo da mão esquerda.

12 Abril - GP Américas (Circuito das Américas) – Não classificado (queda).
12 Julho - GP Alemanha (Circuito de Sachsenring) – Não classificado (queda nos treinos e lesão).

Aproveitando a pausa de verão para recuperar da intervenção cirúrgica à mão esquerda e com peças novas (LOL), Miguel Oliveira voltou a não ser muito feliz no arranque da segunda metade do campeonato.
Mas a partir de Misano (GP S. Marino), onde a sua KTM estreou um novo quadro, o piloto de Almada esteve praticamente imbatível nas últimas seis corridas, conquistando quatro vitórias e dois segundos lugares, que lhe permitiram discutir o título de Campeão do Mundo no circuito Ricardo Tormo (GP Comunidade Valenciana), que acabou por escapar por uns míseros 6 pontos.

08 Novembro - GP Comunidade Valenciana (Circuito Ricardo Tormo) – 1.º lugar.

Classificação final: 1.º Danny Kent (Leopard Racing - Honda), 260 pontos; 2.º Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo - KTM), 254; 3.º Enea Bastianini (Gresini Racing Team Moto3 - Honda), 207; 4.º Romano Fenati (SKY Racing Team VR46 - KTM), 176; 5.º Niccolò Antonelli (Ongetta-Rivacold - Honda), 174; 6.º Brad Binder (Red Bull KTM Ajo - KTM), 159; 7.º Jorge Navarro (Estrella Galicia 0,0 - Honda), 157; 8.º Efren Vazquez (Leopard Racing - Honda), 155; etc.

Coincidência, ou não, a equipa Leopard Racing assegurou precisamente a contratação de Danny Kent e Miguel Oliveira, os dois grandes protagonistas deste ano, para a temporada de 2016 de... Moto2!

Miguel Oliveira assina com a equipa Leopard Racing para 2016, na categoria de Moto2. Via 

Miguel Oliveira sobe assim mais um degrau rumo ao MotoGP, a categoria rainha do motociclismo a nível mundial, onde não deixará de demonstrar todas as suas qualidades que fazem dele um dos melhores e, quem sabe, sonhar com um título mundial. 

Força Miguel! 

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Italjet Mantra

Marca antiga e conceituada no meio motociclístico europeu, a italiana Italjet teve uma história bastante conturbada, onde até a falência fez parte da sua lista.

No entanto, a empresa ganhou novo fôlego em 2005 e desde então tem fabricado alguns veículos interessantes, tais como bicicletas e scooters elétricas, bem como algumas minimotos com motores de combustão.

Italjet Mantra. Via

Com o projeto Mantra no entanto, a Italjet parece estar pronta para dar o próximo passo em direcção ao novo mercado das motos elétricas... com um conceito bastante original, marcado por um look assumidamente vintage, a fazer lembrar as bobber de outros tempos. 

Uma vez provada a solidez deste negócio, poderemos estar a olhar para um futuro mais promissor para a empresa fundada por Leopoldo Tartarini em 1959. 

Fonte: Autoevolution