sábado, 28 de fevereiro de 2015

Motorizada na parede

Quem vai de Rio Maior para Santarém, pela estrada nacional 114 e junto ao café Argentino em São João da Ribeira, depara-se com esta motorizada na parede exterior de uma casa:

Estranho local para colocar uma motorizada... Via 

O modelo em causa é uma Siera Macal com motor Flandria de 50cc a 2T do início dos anos 60 do século passado. 

Esta marca foi produzida pelos Armazéns Siera de Oliveira do Bairro que, para além das bicicletas pasteleiras que ainda comercializa, através de rebadging comercializava também motorizadas de outras marcas como seu nome, utilizando motorizações Flandria, Sachs, entre outras (mais um caso de uma marca de um armazenista distribuidor).
Neste caso, a base é uma montagem Macal M50. 

Fontes: Cidadania RM - Rio Maior e Motos de Portugal

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Selos – Motos fabricadas em Portugal

Em Março de 2007, o serviço de filatelia dos CTT - Correios de Portugal promove um passatempo/concurso denominado Aqui há selo, desafiando os portugueses a apresentarem, através da internet, novas ideias para futuras emissões filatélicas.
Pouco tempo depois e graças à forte participação dos motociclistas na votação, o tema escolhido para uma nova emissão foi precisamente as Motos fabricadas em Portugal.
“Todos os anos a filatelia lança selos com várias temáticas, recebemos sugestões de associações e pessoas individuais. As motos já tinham sido propostas várias vezes e este ano tiveram a validação da tutela [Ministério das Obras Públicas]”, explicava a responsável pela filatelia dos CTT, Edite de Sousa.

Emissão filatélica dos CTT sobre as Motos fabricadas em Portugal (04-07-2007).

O lançamento oficial foi no dia 4 de Julho de 2007 em Faro, em colaboração com o Moto Clube de Faro (em ano de comemoração dos seus 25 anos de actividade), com obliterações do 1.º dia em Lisboa, no Porto, no Funchal e em Ponta Delgada.

A edição é composta por uma colecção de quatro selos e um bloco filatélico igualmente com quatro selos, que representam algumas das máquinas de duas rodas que fizeram nome e história em Portugal, numa “(...) homenagem a todos aqueles que deram o seu melhor para a indústria do motociclismo nacional, tal como para todas as marcas nacionais que motorizaram o nosso país (...)”, como se pode ler da brochura.

Colecção de 4 selos: €0,30 – SMC-Nacional 500cc (1935); €0,52 – Famel Foguete (1959); €0,61 – Vilar Cucciolo (1955); €1,00 – Casal Carina (1969).

Na colecção de quatro selos individuais, todos de valores diferentes, encontramos a SMC-Nacional 500cc de 1935 (€ 0,30 e 380.000 exemplares), a Famel Foguete de 1959 (€0,52 e 230.000 exemplares), a Vilar Cucciolo de 1955 (€0,61 e 230.000 exemplares) e a Casal Carina de 1969 (€1,00 e 230.000 exemplares). 

Bloco com 4 selos (€0,61): Quimera Alma (1952); CINAL Pachancho (1958); SIS Sachs V5 (1965); Casal K287 (1985). 

O bloco filatélico tem quatro selos de € 0,61 cada (valor total de € 2,44 e 60.000 exemplares), onde podemos encontrar a Quimera Alma de 1952, a Cinal Pachancho de 1958, a SIS Sachs V5 de 1965 e a Casal K276 de 1985! Sim, a Casal K276 e não a Casal K287 conforme erradamente indicado no selo, já que a marca Casal nunca teve nenhum modelo com a designação K287...

Erros à parte, os oito selos foram concebidos pelo Atelier Acácio Santos, ilustrados por Hélder Soares.
Impressão a offset pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda sobre papel 102g/m2, em folhas de 50 selos com picotagem 12-3/4 e “Cruz de Cristo” nos lados verticais.

O trabalho de pesquisa/elaboração do tema foi realizado por Pedro Pinto, o homem por detrás da exposição As Motos do Século, o Século das Motos realizada durante o mês de Agosto de 2000 na FIL (Lisboa) e um grande especialista em motos clássicas.

Fontes: Destak, Motociclismo, Selos de Portugal - Álbum XI (2007/2008) e Rodas de Viriato