segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Xassos Urban Cup 2014 #1/2

Decorreu no passado dia 27 de Julho a 7.ª edição da Xassos Urban Cup, a corrida de resistência de 3 horas para motorizadas de 50cc a 2T, que se realiza anualmente na pacata localidade de Fontes (Santa Marta de Penaguião).

Vista geral da Vila de Fontes. 

Os muitos espectadores que se deslocaram à “Meca dos Xassos” para assistir à edição de 2014 deste singular evento, entre os quais me incluo e pela primeira vez, certamente que não deram o seu tempo por mal empregue, já que foram brindados com um fim-de-semana cheio de sol, temperaturas elevadas e muita animação dentro e fora do circuito. 


A prova desenrola-se num circuito urbano com pouco mais de dois quilómetros de comprimento que percorre as estreitas estradas da Vila, com um piso maioritariamente em asfalto mas onde o empedrado (paralelos) também marca presença, com alguns declives e curvas acentuadas a exigir perícia e atenção redobrada por parte dos pilotos.

Zona da meta, boxes e centro nevrálgico da prova (organização) junto ao Pavilhão Multiusos de Fontes. 

Em termos de participantes, esta 7.ª edição contou com cerca de quatro dezenas de equipas à partida, repartidas pelas duas categorias existentes, a Xassos (originais, com refrigeração a ar, até 1992 inclusive), e a Pró-Xassos (modificadas, com ou sem caixa de velocidades, até 1995 inclusive).
A segunda presença dos espanhóis do Lagoness Racing Team em Fontes conferiu um carácter internacional à prova, alinhando com uma Derbi Antorcha “La Perrillo” #7 e uma Derbi FDX #9, ambas na categoria Xassos.

Últimos preparativos das equipas antes da partida, com grande azáfama em torno das máquinas para que nada seja deixado ao acaso.

A Aprilia AF1 Futura “Bicampeã” #67 do ‘378 Team’.

A Honda NSR50 #99 do ‘MB Racing Team’.

A Kreidler Florett #52 de António Costa. 

O relógio marcava já 14h30m (meia hora depois do horário previsto) quando a organização convocou todas as equipas participantes para uma volta inicial ao circuito, em jeito de apresentação do evento ao público presente e que serviu simultaneamente de volta de aquecimento para motorizadas e pilotos. A festa tinha começado!

Início da volta de apresentação. 

Tratando-se de uma corrida de resistência, a partida ao estilo “Le Mans” (com os pilotos em pé de um lado da estrada e as motorizadas do outro lado) é um must e um dos pontos altos do evento. E como a Xassos Urban Cup é uma festa onde reina a boa disposição, a organização faz questão de trocar a posição dos pilotos para que haja ainda mais confusão no momento da partida. Está o caos instalado! LOL 

Pilotos e máquinas prontos para o início da prova.

3, 2, 1... Partida! 

Durante as três horas seguintes, as ruidosas e fumarentas máquinas a 2T irão dar tudo o que têm (o por vezes o que não têm) para conseguirem chegar ao final da corrida, de preferência numa boa classificação. As peripécias serão mais que muitas, umas agradáveis e outras nem tanto, derivadas dos muitos factores que certamente influenciarão o desenrolar dos acontecimentos, como as avarias, as quedas, o desgaste dos pneus, a temperatura elevada, o cansaço dos pilotos, etc.

A rápida Honda NSR50 #99 do ‘MB Racing Team’ (que viria a terminar no segundo lugar da geral e da categoria Pró-Xassos, realizando ainda a melhor volta da corrida) a passar pela Yamaha RZ50LC #64 do ’Team Motoluar’ em plena aceleração.

Chicane estrategicamente colocada para “cortar o ritmo”.

A Famel XF-21 #30 do ‘G Team’ em grande estilo. 

Continua... 

Sem comentários:

Enviar um comentário