terça-feira, 13 de maio de 2014

Na faixa do BUS

Desde o dia 1 de Maio que já é possível circular de mota nos corredores BUS da baixa da Cidade do Porto.

Via 

A Invicta torna-se assim no primeiro município em Portugal a adoptar um conceito ensaiado com sucesso em muitas outras cidades europeias como Paris, Barcelona e Madrid, satisfazendo um dos velhos anseios dos motociclistas nacionais (e portuenses em particular) no sentido de incentivar a mobilidade urbana em duas rodas com maior segurança, melhorar a fluidez do trânsito muitas vezes caótico das cidades e, não menos importante, reduzir os níveis de CO2. 

As faixas do BUS passam também a estar assinaladas com grandes motas pintadas a banco no pavimento, bem como a respectiva sinalização vertical de via reservada a veículos de transporte público, à qual foi adicionada a inscrição “Exceto Motociclos e Ciclomotores”.

Via 

Para a implementação desta medida, a Câmara Municipal do Porto “(...) pediu pareceres, obrigatórios mas não vinculativos, à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT, I.P.). Após essas diligências, optou por desenvolver um projeto-piloto, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que permitirá avaliar todos os impactos, positivos e negativos, que a permissão de circulação de ciclomotores e motociclos nos corredores BUS terá no sistema de transportes”. 

Ainda segundo o Executivo Camarário liderado por Rui Moreira, “o projeto-piloto deverá ter uma duração mínima de 18 meses, dividido em duas fases: a primeira, com a duração de seis meses, e a segunda de 12. No final dos primeiros seis meses deverá ser feita uma primeira avaliação global dos impactos desta medida. Nessa altura, a zona piloto poderá ser alargada para cerca de 50% da extensão total de corredores BUS existentes na cidade. No final da segunda fase será efetuada a avaliação global do projeto. Caso os resultados sejam positivos, a permissão poderá ser alargada na generalidade a toda a cidade”.




Esperemos que muitos outros municípios do país venham a seguir estas pisadas.

Parabéns à Câmara Municipal do Porto! 

Fontes: Moto Clube do Porto e Câmara Municipal do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário