segunda-feira, 10 de março de 2014

Des Molloy

“Graças a Deus que não encontraram a cura para o motociclismo!”

Via

As motas e as viagens são duas das principais componentes da vida do neozelandês Des Molloy. A sua grande paixão pelas duas rodas e pela descoberta de novas terras e gentes levou-o a percorrer muitos milhares de quilómetros ao longo da sua vida, pelas mais variadas regiões do mundo, aos comandos de motas que à partida não seriam as mais indicadas para este tipo de aventuras.

No ano de 1970, Des, a sua mulher Stephanie e a sua ‘Penelope’ (uma Panther 120 650cc de 1965 fabricada em Yorkshire pela Phelon & Moore) partiram para uma viagem pelo continente americano, desde a cidade americana de Nova Orleães (Luisiana) até à capital argentina de Buenos Aires, numa aventura de descoberta que durou um ano. 

Em 2005 e já septuagenário, Des conduziu novamente a sua fiel ‘Penelope’ numa épica viagem desde Pequim (China) até Arnhem (Holanda), na companhia do também septuagenário Dick Huurdeman aos comandos de outra monocilíndrica clássica, uma Norton 19S 600cc de 1954 baptizada de ‘Dutch Courage’.
A rota foi programada ao longo da antiga Rota da Seda, atravessando montanhas e regiões geladas na China, Mongólia, Cazaquistão e Paquistão, passando por desertos escaldantes no Irão e na Turquia, a caminho da Grécia, Itália, Alemanha e finalmente a Holanda. 
Juntos, os dois motociclistas percorreram um total de mais de 16.000 km, com os últimos 4.800 km a serem efectuados numa corrida frenética de pouco mais de uma semana, conduzindo até 12 horas por dia!

Des Molloy, o seu filho Steve e Dick Huurdeman (The Last Hurrah). Via

O filho de Des, Steve, acompanhou os dois destemidos aventureiros, assegurando algum apoio logístico aos “velhotes”, bem como a reportagem da viagem que mais tarde viria a ser publicada pela Panther Publishing num livro e DVD intitulados “The Last Hurrah”. 


The Last Hurrah (2005) – Livro e DVD. Via 

Logo no ano seguinte e agora com a sua filha Kitty, Des Molloy foi novamente para a estrada em Agosto de 2006 para recriar a viagem que Robert M. Persig realizara em 1968, chamando-lhe Zen and the Last Hurrah II. A viagem original de Persig (com o seu filho Chris), descrita de forma filosófica no livro Zen and the Art of Motorcycle Maintenance: An Inquiry into Values de 1974, levou-o a percorrer as estradas americanas entre o Minnesota e o Norte da Califórnia durante 17 dias, aos comandos de uma Honda CB77 305cc de 1965, juntamente com o casal amigo John e Sylvia Sutherland (numa BMW R60/2 600cc) que o acompanhou durante os primeiros 9 dias.

Viagem original de Robert Persig de 1968 (Zen and the Art of Motorcycle Maintenance). Via

Mais recentemente, em 2011, Molloy fez uma breve aparição no programa
World's Greatest Motorcycle Rides – Série 7 do Travel Channel, numa pequena entrevista conduzida pelo apresentador Henry Cole durante a viagem que efectuou à Nova Zelândia:




Sempre com um ar descontraído e bastante informal, Des Molloy fala com orgulho das motas clássicas que o acompanharam nas suas viagens por 50 países, bem como algumas das muitas histórias que certamente acumulou ao longo de toda uma vida dedicada às duas rodas: 




Um motociclista com ‘M’ maiúsculo! 

Sem comentários:

Enviar um comentário