segunda-feira, 9 de setembro de 2013

GP Senhora Aparecida 2013

Depois de quase 400 km percorridos num misto de estradas nacionais e de autoestradas, olhei para o relógio da mota e este marcava 01:10 PM. O sol já estava bem alto e o muito calor que se fazia sentir castigava corpo e mente. Foi com este ambiente que cheguei à Vila da Sr.ª Aparecida no passado dia 15 de Agosto, feriado religioso nacional (Assunção de N.ª Sr.ª), para assistir à sua grande prova de velocidade de motas (50 cm3 e 85 cm3), vulgarmente conhecida como GP Senhora Aparecida.

À entrada para a Vila da Senhora Aparecida.

Inserido no último dia das celebrações da Romaria em Honra da Senhora Aparecida (já lá vão 190 anos) e segundo o programa das festas, o início do “Grande Prémio” estava programado para as 15h00, o que deixou tempo suficiente para fazer um reconhecimento do local e aproveitar para repor as energias com um saboroso frango de churrasco servido numa das tendas da feira. 

Pouco a pouco o público começava a encher as ruas desta pequena localidade da freguesia do Torno (Lousada), num colorido muito próprio deste tipo de festas populares onde o verde fluorescente e o rosa choque dominavam como “cores da moda”, devidamente acompanhadas pelos dourados e prateados das sandálias e dos ténis de marca, sem esquecer aquele “sotaque estrangeiro” à mistura.

A recta da meta ainda com pouco público.

Dos mais velhos aos mais novatos, das famílias numerosas aos grupos de solitários, todos esperavam ansiosamente pela passagem das ruidosas máquinas de duas rodas a 2 tempos, que entretanto teimavam em não comparecer na recta da meta. 

Foi então já com mais de uma hora de atraso face ao horário previsto que o speaker de serviço anunciava o fecho das inscrições para a prova (!?) e o início para breve (!!??) dos treinos livres das duas classes, ao que se seguiriam os respectivos treinos cronometrados e... finalmente... as duas corridas que compunham o G.P.! A tarde prometia ser longa...

Cedo se percebeu pelo comportamento do público que as questões da segurança (com um significado pouco mais que empírico por estas paragens... valha-lhes a protecção da Sr.ª Aparecida!) iriam ser complicadas de gerir pela organização, graças à grande proximidade das pessoas relativamente à passagem das motas (em alguns casos literalmente a escassos centímetros). E realmente não é fácil controlar a adrenalina de milhares de entusiastas ao longo de um circuito urbano, mas essa é precisamente uma das grandes atracções deste evento. Puro e duro! 

Mas mais importante que as palavras são as imagens das máquinas e dos pilotos que participaram nesta grande festa popular do desporto motorizado de duas rodas. 


A zona das boxes improvisadas das equipas.


3, 2, 1... partida!


Luta sempre intensa pela melhor posição.


Curioso equipamento de protecção deste piloto, onde se incluem... uns ténis!


As avarias também acontecem no GP Senhora Aparecida.


Discussão mesmo até ao limite do circuito!


A natural curiosidade do público junto das boxes das equipas.


Momento espectacular na transição do empedrado para o asfalto.


A zona mais recente deste circuito urbano.


Reparação dos estragos após uma queda.


Dos mais “apetrechados”...


... aos mais “amadores”, todos participam na festa.


Magnífica Honda do Team Moto Chico patrocinada, entre outros, pelo Moto Clube de Lisboa.


O actor Joaquim Horta marcou presença a convite da organização. 

Devido ao adiantado da hora e aos cerca de 200 km que ainda tinha para cumprir, não fiquei o tempo suficiente para assistir ao final das corridas de 50 cm3 e 85 cm3 e assim, infelizmente, fiquei sem saber quais foram as suas classificações finais. No entanto aqui ficam os meus parabéns aos vencedores.

Ainda que sem o carisma de outros eventos internacionais de road races e com uma organização a precisar de melhorar em vários aspectos (divulgação do evento, segurança nas corridas e publicação dos resultados, por exemplo), o GP Senhora Aparecida mantem-se como uma das raras provas de motas de estrada que ainda se realizam com regularidade em Portugal. Abençoados sejam! 

____________________

Actualização:

Graças à reportagem de Bruno Gomes publicada na revista Motociclismo n.º 269 (Setembro de 2013), também ele presente na Senhora Aparecida mas a convite da organização, finalmente consegui saber os nomes dos vencedores das corridas de 50 cm3 e 85 cm3. Foram eles: 

50 cm3 – 1.º Paulo Leite; 2.º Hélder Bessa; 3.º Romeu Leite.
85 cm3 – 1.º Saúl Fernandes; 2.º Hélder Bessa; 3.º Romeu Leite. 

Sem comentários:

Enviar um comentário