sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

NSU Lambretta de papel

Uma NSU Lambretta LD125 Mk1 dos anos 50 (scooter fabricada pelos alemães da NSU sob licença da Innocenti) para montar.


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Basta imprimir as diversas peças num papel rijo (tipo cartolina), pegar numa tesoura, num tubo de cola e com uma boa dose de paciência colocar mãos à obra.

Aqui ficam os desenhos e as instruções (em Alemão):


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Bom trabalho.

Fonte: Scooter Swag

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Millennium 1

Na passada quinta-feira, dia 19 de Janeiro, estreou nas salas de cinemas nacionais o filme ‘Millennium 1 - Os Homens Que Odeiam as Mulheres’ (‘The Girl with the Dragon Tattoo’ no original).


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Esta versão do realizador David Fincher baseada na primeira parte da trilogia best-seller Millennium da autoria do falecido escritor sueco Stieg Larsson, conta com a participação da actriz Rooney Mara no papel da “miúda do Dragão” Lisbeth Salander, uma hacker ciber-gótico-psicótica que conduz uma Honda CL350 do final dos anos 60 do século XX devidamente cafeinada pela GLORY Motor Works.


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Com um estilo misto de café racer/scrambler, esta criação dos americanos da GLORY Motor Works foi concebida de acordo com as exigências do argumento (condução em estrada a grande velocidade e fora de estrada em pisos de gelo e neve) em apenas 30 dias, num total de 3 modelos idênticos, não fosse o Diabo tecê-las durante as filmagens e originar atrasos e custos adicionais à produção devido a avarias ou outras peripécias do género (o Sr. Murphy está sempre à espreita... lol).


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Sem nunca ter andado de mota antes, a própria Rooney Mara confessa que “conduzir a mota era a coisa que eu não queria fazer”. Mas ao fim de três intensivos dias de aprendizagem, a destemida Rooney estava pronta para fazer o que fosse necessário perante a câmara com esta Honda CL350 modificada, a velocidades na ordem dos 60 km/h.

Fiquem com o trailer do filme:



Fonte: Café Racer 351

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dakar 2012 – Hélder Rodrigues em terceiro


Hélder Rodrigues (à esquerda) no pódio com Despres e Coma. Via

Em 2011 Hélder Rodrigues só alcançou o 3.º lugar no último dia, devido a problemas sofridos por um adversário, mas desta vez o Campeão Mundial de TT cedo assumiu a posição, na quarta etapa. A partir daí ampliou a vantagem sobre os imediatos perseguidores, patenteando grande rapidez e consistência na acção (obteve 2 vitórias em etapas). Só mesmo dois “monstros sagrados”, Cyril Despres e Marc Coma, estiveram globalmente inacessíveis ao português, até porque as primeiras etapas não correram de feição a Rodrigues – alguns problemas mecânicos desde logo provocaram substancial diferença para os dois primeiros. Independentemente disso, bisar o pódio no “Dakar” constitui uma façanha só acessível a pilotos de eleição.


O Campeão Mundial de TT a caminho de bisar o 3.º posto no “Dakar”. Via

Em jeito de balanço, Hélder Rodrigues (Yamaha n.º 3) considera que “terminar um Dakar é excelente, subir ao pódio é extraordinário. Terminaram à minha frente dois grandes pilotos.” Quanto à evolução da própria prova, Hélder também é claro na análise: “Tive a infelicidade de perder 20 minutos na quarta etapa, e outros 20 dois dias depois, o que tornou quase impossível fazer melhor que o 3.º lugar, como eu tanto ambicionava. Tenho uma excelente moto, mas necessito de maior apoio financeiro para poder ter uma estrutura que me permita lutar pela vitória.”

Ruben Faria (KTM n.º 8) concluiu a prova no 12.º lugar, resultado deveras positivo para um piloto cuja táctica foi sempre condicionada pelas necessidades do seu chefe-de-fila, Despres. Além de averbar 40 minutos de penalização, em algumas etapas Faria também perdeu tempo para esperar pelo francês, quando este partiu à sua retaguarda. Seja como for, uma vez mais o algarvio cumpriu fielmente o seu papel e objectivo prioritário – prestar o melhor contributo para o triunfo de Despres.


Ruben Faria (à esquerda) a escoltar o vencedor, Cyril Despres. Via

Após ter desistido por lesão nas duas edições anteriores, Paulo Gonçalves (Husqvarna n.º 7) voltou a terminar a maratona, mas com um travo amargo face ao resultado. Isto porque o piloto de Esposende esteve em grande destaque, fechou a primeira semana de prova num expressivo 4.º lugar, mas devido a controverso protesto formulado por um adversário, recebeu 6 horas de penalização por alegada ajuda externa na oitava etapa. Gonçalves caiu então para a casa dos “trigésimos”, recuperando até à 26.ª posição final – nada que traduza capazmente o seu forte andamento, embora seja sempre positivo chegar ao fim desta prova.


A polémica na etapa n.º 8: Depois de ter ajudado Cyril Despres, Paulo Gonçalves fica sem a ajuda deste para sair da ratoeira de lama onde ambos foram apanhados

Pedro Bianchi Prata (Husqvarna n.º 46) conheceu alguns problemas e cedo acumulou atraso superior às expectativas traçadas, devido ao pó e a problemas mecânicos, estes registados em duas etapas. Assim, desta vez não fechou o “top 30”, completando a função no 42.º lugar. Portanto, na primeira metade da tabela dos 97 pilotos classificados – pouco mais de metade dos 178 à partida. Um resultado positivo para o portuense, pela quinta vez presente na meta da grande maratona. “Chegou ao fim mais um Dakar, a missão foi cumprida, mas os objectivos não”, confessou Bianchi. “Mas o Dakar é mesmo assim, tudo pode acontecer. Foi uma Dakar duro, e quem chegou ao fim foi bem merecido. A equipa trabalhou muito bem e sem eles nada disto era possível.”


Pedro Bianchi Prata completou a prova na 42.ª posição. Via

Classificação final do Dakar Argentina-Chile-Peru 2012:


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Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Matt & Machines

Belas imagens da autoria de Mat Harrington, com música original de Surya Bajracharya, sobre o australiano Matt e as suas máquinas custom.



Fonte: SouthSiders Motorcycle Culture

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Mule Web Surfer


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Richard Pollock já mexe em motas desde 1969. Este antigo surfista que mais tarde criou a Mule Motorcycles, empresa americana sediada em Poway, California (cerca de 200 km a SE de Los Angeles), possui um toque especial para a construção de motas “feitas à medida” tipo street tracker, com muita classe e um equilíbrio perfeito entre a componente estética e mecânica.


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Concebida em colaboração com a revista Cycle World, esta elegante e musculada street tracker denominada ‘Web Surfer’ tem por base um quadro modificado de uma Harley-Davidson Sportster de 1972 com um motor de 1993, uma forquilha de uma Ducati 900SS/SP e duas jantes de uma Kawasaki que montam pneus Maxxis. Possui ainda a particularidade interessante e pouco comum em veículos de duas rodas, de ter a secção traseira (que inclui o assento) meticulosamente trabalhada em madeira de balsa.


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Outra das curiosidades em torno da construção da ‘Web Surfer’ foi a utilização de materiais das mais diversas proveniências, como o eBay, vendas de garagem (as famosas garage sales), peças sobresselentes e artigos com desconto nos revendedores locais. Tudo isto foi depois montado por Richard Pollock na sua pequena oficina das instalações da Mule Motorcycles, conseguindo obter um magnífico produto final com um orçamento de apenas $8,000 (pouco mais de € 6.000 na cotação actual).


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Mais cedo ou mais tarde, todo o esforço e dedicação que Richard coloca no seu trabalho teria que dar os seus frutos, como ficou demonstrado na edição de 2009 do evento LA Calendar Motorcycle Show / Calendar Bike Building Championship, onde a ‘Web Surfer’ obteve o primeiro lugar na classe Iron Works Sporster.


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Beleza e originalidade em duas rodas.

Fonte: Bike EXIF

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Miguel Oliveira na Monlau em 2012

A estrutura Monlau Competição amplia-se no Campeonato do Mundo de Motociclismo. A equipa contará em 2012 com a equipa Repsol CatalunyaCaixa do rookie do ano na categoria Moto2, Marc Marquez, mas o projecto também se estende para a nova categoria de Moto3, onde competirão Barcelonês Alex Rins e o Português Miguel Oliveira.


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Alex Rins é a mais recente jóia da canteira espanhola que acaba de ser coroado campeão de Espanha (CEV) na categoria de 125cc. Enquanto Miguel Oliveira, o jovem de 16 anos é um dos pilotos mais promissores no panorama internacional. Conta já com um ano de experiência no oitavo litro e ganhou as duas últimas corridas do CEV, disputadas em Valência e em Jerez, com uma Moto3 na estrutura da equipa Monlau.

Emilio Alzamora (Team Manager): “Quero agradecer os patrocinadores CatalunyaCaixa, REPSOL e ao novo patrocinador, Estrella Galicia 0.0, a confiança que depositam na Monlau. Esse apoio tornou possível estruturar o projeto Moto3 ao mais alto nível para que a equipa possa ser líder no desafio desta nova categoria. O apoio dos nossos patrocinadores com base no CEV, tornou-se realidade, o que permite não só que os dois pilotos espanhóis Alex e Rins Alex Marquez se estreiem no Campeonato do Mundo, mas também permitirá que a canteira nacional Espanhola siga crescendo. Miguel Oliveira também fará parte do projecto da Monlau. O Português deixou patente boa sensação nas últimas duas provam do CEV e é dele que esperamos mais-valia ao trazer-nos toda a sua experiencia e valor.”

Miguel Oliveira: “Antes de mais quero agradecer á Monlau, ao Emilio Alzamora e aos patrocinadores da equipa, CatalunyaCaixa, Repsol e Estrella Galicia 0.0., a oportunidade e confiança que depositam em mim. A experiencia que tive com esta equipa no CEV foi fantástica e por isso estou muito motivado pois sei que com esta equipa tão profissional, vai ser possível alcançar bons resultados. O próximo ano vai ser novo para todos nesta categoria Moto3 pelo que espero poder contribuir com o meu valor e experiencia enquanto piloto para podermos alcançar os objectivos.”

O início das hostilidades está marcado para o segundo fim-de-semana de Maio no circuito de Losail, onde se realizará o GP do Qatar.

Fonte: Miguel Oliveira

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Parkalgar Honda termina


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Após seis temporadas no Campeonato do Mundo de Supersport (desde 2006), a equipa portuguesa Parkalgar Honda decidiu dar por terminada a sua participação naquele que é considerado um dos mais competitivos e espectaculares campeonatos de velocidade do Mundo.


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Depois de 2 Vice-Campeonatos do Mundo em 2009 e 2010, 12 vitórias, 29 pódios e mais de €3.000.000 de impacto mediático por ano, a estrutura liderada por Paulo Pinheiro viu-se forçada a tomar esta difícil decisão dada a actual conjuntura económica, aliada à falta de patrocínios que continuassem a viabilizar este projecto que muitas alegrias deu ao motociclismo nacional.


Paulo Pinheiro. Via

Paulo Pinheiro tentou de todas as formas encontrar parceiros que permitissem à equipa portuguesa lutar pelo título mundial que por duas vezes lhe escapou, mas os seus esforços não se revelaram suficientes: “Esta foi uma decisão extremamente difícil de tomar, mas a mais acertada, dada a actual conjuntura económica nacional e internacional. Foi um projecto extremamente produtivo enquanto durou. Teve como missão levar o nome do Autódromo Internacional do Algarve aos quatro cantos do mundo e isso foi amplamente conseguido. No entanto, para 2012, sem o apoio de outros parceiros seria insustentável manter o projecto tal como o idealizámos no início: vencedor. Resta-me agradecer a todos os que fizeram parte da equipa e nos apoiaram ao longo destes anos, em especial a todos os pilotos, Simone Sanna, Eugene Laverty, Sam Lowes, Josh Hayes e em particular ao Miguel Praia, que teve uma evolução extraordinária enquanto piloto e que sempre deu todo o seu melhor ao sucesso da estrutura. Por fim, uma menção muito especial para o nosso malogrado piloto Craig Jones, que nunca será esquecido e que marcou então o início de uma nova era para nós, um piloto fora de série e uma pessoa especial”, disse o administrador da Parkalgar.


Eugene Laverty e Miguel Praia. Via

O programa desportivo de 2012 de Miguel Praia, que integra a equipa desde o início, deverá ficar definido nas próximas semanas e passará por algumas corridas no Campeonato de Mundo de Supersport, como ‘wild-card’, nomeadamente a prova de Portimão do Campeonato do Mundo de Superbikes, em Setembro de 2012.

Esta decisão deixa o piloto português triste mas ciente que sempre deu o seu melhor: “Claro que sinto uma enorme tristeza por este desfecho. Fiz de tudo para conseguir viabilizar o projecto, mas entendo que seja incomportável. Foi um enorme orgulho fazer parte desta equipa. Começámos como a estrutura mais pequena do ‘paddock’ e chegámos onde chegámos. Tive com a Parkalgar Honda os melhores anos da minha carreira desportiva e estou grato por isso. Lamento que os sucessos da equipa não tenham sido suficientes para atrair novos apoios. Infelizmente em Portugal só o futebol é influente em detrimento de outras modalidades que levam o nome de Portugal um pouco por todo o mundo. Resta-me agora procurar um novo rumo para a minha carreira desportiva. Entendo que ainda não chegou a altura de parar e por isso tentarei, a todo o custo, viabilizar um projecto de preferência com a Honda com quem estivemos nos últimos anos”, concluiu.


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Infelizmente, nem esta impressionante colecção de resultados impediu o fim da equipa.

Fonte: Autódromo Internacional do Algarve

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

13º Lés-a-Lés em DVD

Já chegou à minha caixa de correio o DVD com a reportagem do 13º Portugal de Lés-a-Lés (Mogadouro - Castelo de Vide - Lagoa), que se realizou de 23 a 25 de Junho do ano passado.



Agora é tempo de recordar a aventura que foi a edição de 2011 deste grande evento do mototurismo nacional, bem como as peripécias do nosso “gang” durante 4 dias de grande intensidade, desde a viagem inicial, as Verificações Técnicas e o Prólogo, a 1ª Etapa e finalmente a 2ª Etapa e a viagem de regresso a casa.


A 1ª equipa composta por uma Yamaha YZF600R Thundercat e uma Honda NTV700 Deauville


A 2ª equipa composta por uma Honda CBF600 e uma Honda CBR600F


A 3ª equipa composta por uma Honda NTV650 Deauville e uma Honda VFR800Fi

Seis à partida, seis à chegada!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ano novo, cara nova

A ‘Fita de Asfalto’ começa o ano de 2012 de cara lavada!

Ao fim de praticamente dois anos sem alterações de vulto (exceptuando a foto principal), decidi que era já era tempo de efectuar um pequeno facelift à imagem do blogue. Mas isso não significa uma alteração aos conteúdos dos posts, mantendo-se a orientação deste projecto em torno da PAIXÃO e da PARTILHA: paixão pelos veículos de 2 rodas (sejam eles modernos ou antigos, grandes ou pequenos, rápidos ou menos rápidos, etc.) e a partilha com todos aqueles que se identificam com esta saudável loucura.



Ano novo, vida nova... com visual renovado!