terça-feira, 30 de outubro de 2012

GP Austrália Moto3 - Miguel Oliveira em segundo

Miguel Oliveira culminou uma brilhante exibição com a conquista do 2.º lugar na corrida de Moto3 do G.P. da Austrália, onde apesar de nunca ter corrido no circuito de Phillip Island conseguiu uma boa adaptação à pista australiana. Esse passa a constituir o seu melhor resultado – e de um piloto português – em provas do “Mundial” de Velocidade, que valeu também a subida de Oliveira ao 7.º lugar no Campeonato.

Via 

Nesta penúltima jornada do Campeonato, Miguel Oliveira conseguiu o 6.º tempo na qualificação, mas no “warm up” ainda apanhou dois sustos com outras tantas quedas devido a problemas de estabilidade na dianteira da moto. Na corrida, durante a primeira meia dúzia de voltas evoluiu entre o 8.º e º 5.º lugares, mas a partir da sétima passagem à pista começou o festival, com o piloto da Charneca da Caparica solidamente instalado no 2.º posto.

Na maior parte da corrida Oliveira seguiu como uma sombra o novo campeão mundial, Sandro Cortese, numa cavalgada que lhes permitiu escapar à concorrência. O germânico atacava forte, já livre de qualquer compromisso táctico por ter garantido a conquista do título na jornada anterior, e Miguel luzia os seus talentos na perseguição. Já perto do fim ainda comandou durante duas voltas – nas 18.ª e 19.ª de vinte e três efectuadas – mas depois Cortese recuperou em definitivo a posição. Em boa ordem, Miguel Oliveira garantiu o 2.º lugar, resultado histórico e que rendeu uma mão cheia de pontos para o Campeonato. 

Na síntese do despique com Cortese, Miguel Oliveira foi claro: “Consegui manter o ritmo dele e no final, quando me passou, optei por conservar a segunda posição”. Naturalmente, o português ficou muito satisfeito com esta segunda subida ao pódio na sua carreira mundialista: “Estou muito contente com este pódio, acho que toda a equipa o merece. Foi uma temporada com altos e baixos, felizmente nesta última parte temos vindo a subir aos poucos e a aprender bastante. Isto é muito positivo para mim”, concluiu.

Com este resultado, Miguel Oliveira tem já garantido que terminará o Campeonato entre os nove primeiros, faltando definir a posição. Neste momento ocupa o 7.º lugar, tem poucas hipóteses de alcançar o 6.º, mas se terminar a última corrida entre os onze primeiros não ficará abaixo de 8.º na tabela de pontos. O principal despique será com o malaio Khairuddin, mas a jornada final da época realiza-se no Circuito de Valência, uma pista que Oliveira conhece muito bem. Para já, e até ao segundo fim-de-semana de Novembro, é tempo de saborear este excelente resultado obtido na Austrália. 


Via

Campeonato: 1.º Sandro Cortese (KTM) 305 pontos; 2.º Luis Salom (Kalex KTM) 208; 3.º Maverick Viñales (FTR Honda) 199; 4.º Alex Rins (Suter Honda) 141; 5.º Romano Fenati (FTR Honda) 136; 6.º Danny Kent (KTM) 129; 7.º Miguel Oliveira (Suter Honda) 114; 8.º Zulfahmi Khairuddin (KTM) 112; etc.

Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário