sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Museus e Colecções Particulares #1

Museu do Caramulo – Fundação Abel e João de Lacerda

Dois irmãos, Abel e João de Lacerda, fundam nos anos cinquenta, um invulgar museu, numa pequena povoação chamada Caramulo, situada numa montanha no centro de Portugal, no concelho de Tondela, distrito de Viseu, com luxuriante vegetação, virada a Sul, sobre um vale extenso de 80 Km.


Via

Resumo histórico

A localidade do Caramulo nasce em 1921, na vertente sul da Serra do mesmo nome, fruto da iniciativa de um médico, Jerónimo de Lacerda que, do nada, criou a maior estância sanatorial do País e da Península Ibérica. Magnífica obra urbanística dotada de infra-estruturas únicas em Portugal, naquela data.

Em 1938 já possui água canalizada ao domicílio, uma exemplar rede de esgotos urbanos e respectiva estação de tratamento, sistema de recolha de lixos com forno crematório, energia eléctrica produzida a partir de central hídrica própria, bem como um planeamento urbanístico invulgar, com estradas largas com passeios, espaços verdes e jardins públicos de beleza incomparável e numa proporção nunca vista.

É neste cenário que, em 1921 e 1923, nascem dois filhos do Dr. Jerónimo de Lacerda, Abel e João. Cientes de que o progresso da medicina ditaria o fim do Caramulo enquanto centro de tratamento, Abel, que enveredara pela carreira de economista, e o seu irmão João, médico, iniciam a procura de ideias que assegurem a sobrevivência da sua terra e a continuação da obra herdada. Decidem programar a transformação das estruturas existentes em turismo de altitude e retirar ao nome Caramulo o epíteto de doença, convertendo o cenário serrano em pólo de atracção cultural e artística.

É com esta ideia em mente que Abel de Lacerda, apaixonado pela arte, constrói um edifício, com os mais modernos conceitos de museologia, para expor uma invulgar colecção de objectos de arte constituída por 500 peças de pintura, escultura, mobiliário, cerâmica e tapeçarias, que vão da era Romana até Picasso.

João de Lacerda, apaixonado por automóveis, constrói outro edifício anexo ao primeiro, vocacionado para expor 100 automóveis e motos, dentro do princípio de que todos os veículos pudessem sair facilmente, para exibição e conservação.


Via

Com a morte prematura de Abel de Lacerda em 1957, criou-se a Fundação Abel de Lacerda - hoje Fundação Abel e João de Lacerda - proprietária dos dois museus de Arte e Automóveis, abertos ao público há mais de 50 anos e visitado por mais de um milhão de pessoas.

Para além da exposição permanente e de exposições temporárias, o Museu do Caramulo organiza ainda diversas actividades anuais relacionadas com os veículos automóveis, das quais se destacam o Caramulo Motorfestival (que inclui a Rampa do Caramulo, Rally de Clássicos, Passeios Históricos, Feira Automobilia, Exposições e Actividades Outdoor) e o Salão MotorClássico (o maior evento português relacionado com a temática dos clássicos, que se realiza nas instalações da FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações).

A exposição

A colecção de automóveis, motociclos e velocípedes do Museu do Caramulo foi iniciada por João de Lacerda, em 1955, ao adquirir um Ford T de 1925. Desde então, a colecção foi aumentando, encontrando-se hoje em exposição no Caramulo.

Embora a maioria dos exemplares expostos sejam os veículos de quatro rodas (com 70 automóveis, dos quais 14 são veteranos), as duas rodas encontram-se bem representadas através de 30 motociclos que em conjunto com os automóveis representam 36 marcas de 7 países diferentes. Existe ainda uma variada colecção de bicicletas e triciclos antigos.


Via


FN (1911). Via


BSA 520cc (1925). Via


Bianchi 250cc (1935). Via


Conjunto de modelos Indian. Via

Informações

Morada: Rua Jean Lurçat, 42 – 3475-031 Caramulo
GPS: 40º34’11"N 8º10’18"W
Telefone: (+351) 232 861 270
Fax: (+351) 232 861 308
E-mail: info@museu-caramulo.net
Página Web: http://www.museu-caramulo.net/
Aberto de segunda-feira a domingo, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 (horário de Inverno), das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 (horário de Verão).

Fontes: Museu do Caramulo e Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário