quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Antigos-Clássicos-Sport Aveiro 2011

Apesar da permanente ameaça de chuva (por vezes concretizada) que pairou sobre a região do Baixo Vouga no primeiro domingo deste mês, o público compareceu em bom número no segundo dia do 6º Salão Automóvel e Motociclo Antigo-Clássico-Sport de Aveiro, evento organizado com mestria pela Associação dos Amigos Carochas de Aveiro.


Sob um céu carregado

Ainda antes de entrar no recinto do Parque de Exposições de Aveiro, já a atenção dos visitantes era alertada pelo roncar dos motores dos bólides de 4 rodas que evoluíam no Circuito-Show improvisado no parque de estacionamento anexo. Os vencedores do Campeonato de Portugal de Clássicos de Circuitos (CPCC), organizado pela FPAK, deram um bom espectáculo perante uma numerosa assistência, que no final pode assistir à entrega de prémios aos vencedores, destacando-se, entre outros, o Team AMOB BETA com os espectaculares Porsche 930 Turbo de Luís Barros (absoluto e cat. 4 - H81) e o Ford Escort RS1600 de César Machado (cat. 3 - H75).

Os vencedores do CPCC

Dentro do recinto, o ambiente esteve bastante animado em redor dos vários expositores presentes, onde se podia encontrar diversos artigos relacionadas com o tema dos clássicos, tais como miniaturas de colecção, brinquedos, publicações (números atrasados da revista MCV – Motos Clássicas & Vintage, por exemplo), representação de clubes, etc.

Livros temáticos no corredor de acesso aos pavilhões

Revista MCV com a Garelli Mosquito Sport de 1963 em primeiro plano (restaurada pelo editor Paulo Araújo)

As scooters do grupo de Amigos das Motos Antigas “Os Tainas” de Bonsucesso, Aveiro

Magnifica Ducati Elite 200/SS de 1959 no espaço dedicado às recentes aquisições do coleccionador Henrique Sobral de Cantanhede

Nos stands especializados existiam veículos de duas rodas para todos os gostos e carteiras, de acordo com o seu estado de conservação ou importância e raridade do modelo, desde as emblemáticas bicicletas “pasteleiras”, passando pelos cada vez mais procurados ciclomotores nacionais, pelas práticas scooters e terminando nos mais potentes e cobiçados motociclos que fizeram as delícias dos jovens das gerações passadas.

Uma Lambretta LD 150 de 1955 (primeiro plano) e uma Vespa 150 VBB2 de 1963 (segundo plano), à venda por cerca de € 2.600 cada (a Lambretta já tinha dono)

Uma bela Kawasaki F8 250 Bison do início dos anos 70 pronta para os pisos de terra

Esta Honda CB 450 Black Bomber K0 de 1967 (o começo das superbikes) podia ser adquirida por € 5.750

A avaliar pela quantidade de modelos expostos já vendidos, os negócios decorriam de um modo geral a bom ritmo, estendendo-se igualmente aos espaços dedicados às peças para motorizadas nacionais, isto apesar de alguma tendência inflacionária que (infelizmente) tem sido prática habitual desde alguns anos a esta parte em relação a tudo o que é clássico. Com a actual conjuntura económica que o país atravessa, talvez fosse mais vantajoso para todos (quem vende e quem compra) se os preços aplicados forem mais próximos do valor real das coisas, levando a que mais entusiastas das clássicas entrem neste mundo.

Grande quantidade de bicicletas “pasteleiras” à venda

Este exemplar de uma CZ 150 C do início dos anos 50 custava € 3.500

Diversos modelos para restauro

Duas desportivas SIS Sachs V5 Sport do final dos anos 60 à venda por cerca de € 2.200 cada

Quer seja pelo interesse demonstrado pela grande maioria dos visitantes deste certame (também havia quem simplesmente estivesse a aproveitar a tarde de Domingo para um passeio diferente... a ver as motas e carros de outros tempos), quer seja pela animação paralela dos clássicos de competição, o Salão Automóvel e Motociclo Antigo-Clássico-Sport de Aveiro está de boa saúde e recomenda-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário