quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Route 66

A lendária ‘Route 66’ foi uma estrada norte americana que fez parte do U.S. Highway System. Estabelecida em 1926, o seu trajecto era superior a 2.000 milhas (mais de 3.200 km) e, apesar de algumas alterações, manteve praticamente a mesma configuração ao longo dos tempos. Com início em Chicago (Illinois), atravessava os estados do Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, New México e Arizona, para terminar em Santa Mónica (Califórnia).



Quando foi aberta ao trânsito, boa parte da sua extensão era de terra batida ou gravilha, tendo sido completamente asfaltada em 1938. A sua configuração plana foi determinante na escolha dos camiões para transporte de mercadorias. Ao longo de seu traçado a economia prosperou, principalmente em pequenos negócios à beira da estrada, sobretudo restaurantes, estações de serviço, pequenos hotéis, etc. Não é então de estranhar que o primeiro McDonald’s aí se tenha fixado, mais precisamente em San Bernardino, terra natal também do primeiro Chapter dos Hells Angels Motorcycle Club.



O aumento cada vez maior do tráfego nos Estados Unidos, sobretudo após os choques petrolíferos de 1973 e 1979, fez com que a ‘Route 66’ se fosse tornando obsoleta, e aquela que também ficou conhecida por ‘The Main Street of América’ ou ‘The Mother Road’, deixou de fazer parte do U.S. Highway System em 1985.

Uma das curiosidades desta estrada encontra-se na localidade de Adrian (Texas), na fronteira com o Novo México, onde existe uma placa que divide a ‘Route 66’ em duas partes iguais (Mid Point), com a mesma distância para Oeste e para Este. São exactamente 1.139 milhas (1.833 km) até Santa Mónica e outro tanto até Chicago. Esta placa de boas vindas é um convite para uma paragem obrigatória e um dos cenários mais fotografados de quem faz a totalidade da rota.



Actualmente a estrada ainda existe com a designação de ‘Historic Route 66’, sendo reconhecida pelo governo dos Estados Unidos dada a importância que esta estrada de outros tempos mantém em termos culturais e turísticos. Ao longo do seu percurso ainda se pode conhecer e sentir as memórias de uma América antiga, calma e por vezes ingénua, onde prevalece o espírito da aventura e pioneirismo.

Aqui fica um documentário sobre a ‘Route 66’, apresentado pelo ‘The History Channel’ (em italiano):











São muitas as associações e entidades que lutam hoje em dia pela preservação do que resta da ‘Route 66’, e que vão mantendo uma forma de vida que com ela nasceu. Se um dia visitar esta estrada, vai poder ver certamente um lado desconhecido da América genuína e não se esqueça do que dizia a popular canção R&B ‘(Get Your Kicks on) Route 66’, escrita por Bobby Troup e originalmente gravada pelo ‘Nat King Cole Trio’ em 1946:



If you ever plan to motor west
Travel my way, take the highway that's the best

Get your kicks on Route 66

It winds from Chicago to L.A.
More than 2,000 miles all the way

Get your kicks on Route 66

You go through St. Louie, Joplin, Missouri
And Oklahoma City looks mighty pretty.
You'll see Amarillo, Gallup, New Mexico
Flagstaff, Arizona, don't forget Winona

Kingman, Barstow, San Bernadino

Won't you get hip to this timely tip
When you make that California trip

Get your kicks on Route 66

Fonte: Cavalo Alado

Sem comentários:

Enviar um comentário