domingo, 9 de outubro de 2011

Hélder Rodrigues é Campeão do Mundo

Hélder Rodrigues alcançou uma proeza histórica, ao sagrar-se Campeão do Mundo de Ralis TT. Um êxito inédito também para Portugal, consumado no Rali dos Faraós, jornada de encerramento desse Campeonato e que Rodrigues terminou num brilhante 2.º lugar.



Este Campeonato do Mundo de Ralis TT disputou-se em quatro jornadas (Emirados Árabes Unidos, Tunísia, Itália e Egipto), e Hélder Rodrigues chegou ao Cairo na liderança da tabela de pontos. Embora o sétimo lugar na prova egípcia fosse suficiente para arrebatar o título, Hélder esteve entre os cinco mais rápidos em qualquer das seis etapas. Aliás, ganhou mesmo três dessas etapas, tantas como o vencedor do Rali, Marc Coma, e na classificação geral integrou sempre o trio da frente.

A etapa final era naturalmente um “dia de nervos”, pois um imponderável poderia estragar o objectivo. A recordar isso mesmo, nela desistiu o piloto que ocupava o 2.º lugar da “geral”, Jordi Viladoms, com o motor partido. “Mais do que nunca, hoje não queria correr qualquer risco”, afirmou Hélder Rodrigues, mas apesar dos cuidados acrescidos acabou por vencer a tirada.

“Vim para esta prova para lutar por levar um título mundial para Portugal”, confessou Hélder, “e felizmente correu tudo bem. Tenho trabalhado muito para atingir um patamar de topo na modalidade, e este título é um justo prémio”.



Para Hélder Rodrigues, a coroa mundial de TT é o corolário de uma carreira recheada de sucessos, com duas fases dominantes. Entre 1998 e 2006 o piloto de Almargem do Bispo centrou a sua acção no Enduro, e nesse período foi quinze vezes campeão nacional (sete em termos absolutos, e oito à classe), mas conquistou também resultados de vulto além-fronteiras. No ano 2000 venceu a Taça do Mundo Júnior, e nos anos seguintes teve bons desempenhos a nível sénior, nomeadamente dois 4.º lugares no “Mundial” de Enduro em 2002 e 2003. Além disso, ganhou a classe 125cc nos ISDE em 2003.

A partir de 2006, Hélder Rodrigues orientou a carreira essencialmente para os Ralis TT, merecendo saliência os expressivos resultados no “Dakar”. Na longa maratona foi 5.º classificado em 2007 e 2009, 4.º em 2010, subiu ao terceiro degrau do pódio em 2011... e perante essa evolução, Rodrigues já lançou o desafio: “Agora, a nova meta é conseguir melhorar a minha classificação no “Dakar””.

Classificação: 1.º Marc Coma (KTM) 23h58m01s; 2.º Hélder Rodrigues (Yamaha) a 13.39; 3.º Jakub Przygonski (KTM) a 22.38; 4.º Jes Munk (KTM) a 3h48.23; 5.º Edouard Boulanger (Aprilia) a 5h14.28; 6.º Luca Viglio (Honda) a 5h37.14; etc.

Classificação Final do “Mundial” TT: 1.º Hélder Rodrigues (Yamaha) 91 pontos; 2.º Jakub Przygonski (KTM) 78; 3.º Marc Coma (KTM) 75; 4.º Jacek Czachor (KTM) 43; etc.

Uma proeza histórica para o motociclismo português.

Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário