terça-feira, 18 de maio de 2010

O ‘Featherbed’



Quando Harold Daniell o testou em 1950 referiu-se às prestações do mesmo como “riding on a Featherbed”.

E aí nasceu o mito...

Criado pelos irmãos Rex e Cromie McCandless, o ‘Featherbed’ pretendia revolucionar o comportamento desportivo nas exigentes provas do TT da Ilha de Man. Um quadro que se pretendia leve, equilibrado, rígido e de fácil acesso á mecânica.

A Norton tinha grandes problemas em conseguir uma ciclística eficiente nas suas motos de competição. Ao se aperceberem do potencial, não perderam a oportunidade, e contratou-os para o seu desenvolvimento!

Ao fim de todos estes anos continua a ser uma escolha preferencial para muitas transformações, existindo inclusive alguma produção de réplicas.

Aqui ficam algumas, das muitas, transformações que têm como base o mítico ‘Featherbed’:


Triton (motor Triumph)

Concebida por José Ferreira, um conhecido coleccionador e requisitado especialista da zona de Sintra (ver edição n.º 207 de Jul. 2008 da revista Motociclismo).


Norvin 1000 (motor Vincent)

Há motas que parecem simplesmente perfeitas, com todos os seus componentes colocados no lugar certo e de uma forma harmoniosa. Na minha opinião, esta Norvin é uma dessas motas.


Featherbed XS (motor Yamaha XS650)

Construída na Holanda por Jerry Heiden da Heiden Tuning.


Norton ‘Dresda-Davidson’ (motor Harley-Davisdon XLCH Sportster de 1970)

Construída por Dave ‘Mr Triton’ Degens da Dresda.


Banquer 920 (motor Yamaha Virago 920cc)

Construída por Gwen Banquer.


RD56 (motor Yamaha RD)

A Yamaha RD56 foi uma mota de Grande Prémio com um motor bi-cilindrico paralelo de 250cc a dois tempos, cujo desenho do quadro foi baseado no ‘Featherbed’ da Norton.


Taimoshan (motor Aprilia RSV Mille 1000)

Construída pelo Autraliano John Pellew.

Mais informação sobre o ‘Featherbed’ pode ser encontrada aqui.

Fonte: Café Racer 351

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