domingo, 21 de fevereiro de 2010

“Sottocanna in circuito”

Para todos aqueles que gostam de motas antigas do período pré 2.ª Guerra Mundial e têm a possibilidade de viajar pela Europa, podem apreciar ao vivo o Encontro Internacional de Motas Antigas de Cremona, que se realiza anualmente nesta cidade da Lombardia Italiana.



Cremona tem cerca de 70.000 habitantes e fica localizada sensivelmente 100 km a SE de Milão, estendendo-se por uma área de 70 km2. É famosa por ser a terra de Antonio Stradivari (ou Stradivarius como é mais conhecido, 1648-1737) que foi um célebre luthier Italiano e construtor de maravilhosos violinos e instrumentos de corda, de Claudio Monteverdi (1567-1643) que foi um compositor Italiano, cantor e violinista conhecido pela sua música e pelas suas óperas, e ainda pela sua gastronomia: La cucina Cremesca. É ainda atravessada pelo Rio Po, importante via fluvial usada desde os tempos medievais para o tráfego e o comércio.



Este evento é conhecido como "Sottocanna in circuito" (o termo "sottocanna" refere-se a uma particularidade de concepção utilizada nas motas até 1930, com a colocação do depósito de combustível sob a trave do quadro) e é organizado pelo Clube Amador de Veículos de Época de Cremona (C.A.V.E.C. - Club Amatori Veicoli d'Epoca Cremona), cuja última edição (a 5.ª) foi realizada no dia 24 de Maio de 2009 na ciclovia circular do Parque Po com cerca de 1 km de extensão.







Apenas é permitida a participação de motas fabricadas até 1930, com as inscrições limitadas a um máximo de 150 participantes, mas a dedicação dos motociclistas a este evento e em especial às suas máquinas é tal, que uma grande maioria deles faz questão de se apresentar vestido a rigor, com trajes alusivos à época, contribuindo de uma forma ainda mais realística para o ambiente vivido durante o encontro.

O C.A.V.E.C. também dá uma ajuda à festa, e na secção dos gadgets do seu site disponibiliza uma lata de óleo para o motor com 1l alusiva ao evento por € 10,00 (nunca se sabe quando pode ser útil, já que estas motas devem gastar tanto de gasolina como de óleo...).



Para quem não pode assistir ao vivo e a cores ao roncar dos motores destes motociclos na 6.ª edição do "Sottocanna in circuito" que se realizará a 13 de Junho de 2010, pode sempre ver a destreza dos participantes e das suas magníficas máquinas, que são autênticos pedaços de história viva, através destes vídeos de edições anteriores:



"Sottocanna in circuito 2009"

"Sottocanna in circuito 2007"

Velhos são os trapos! Estas são "grandes senhoras" e em grande estilo.

Cá no Burgo não temos encontros de motas antigas desta dimensão e muito menos com tantas motas desta raridade, mas a título de curiosidade temos o "Quilómetro lançado de Valada", um evento que foi recuperado em 2006 com o objectivo principal de celebrar o Centenário da primeira vez que um conjunto de pioneiros levaram a cabo uma prova de velocidade pura realizada no nosso país, em Março de 1906, e que teve inclusive a presença da família Real, através do Rei D. Carlos I e da Rainha D. Amélia.



A prova realiza-se no Concelho do Cartaxo, mais propriamente na Estrada Nacional EN 3-2 que liga a Ponte do Reguengo à Freguesia de Valada, e é organizada pela Câmara Municipal do Cartaxo com a colaboração do Automóvel Clube de Portugal e da Junta de Freguesia de Valada.

Com as inscrições limitadas a veículos fabricados até 1918, a organização reuniu os ingredientes necessários para uma prova cheia de emoção... com velocidades médias estonteantes na ordem dos 30-40 km/h, valendo a pena uma deslocação a este local porque não é todos os dias que se consegue ver veículos antigos a andar e a trabalhar como um relógio, como por exemplo uma Cleveland de 1918, uma FN de 4 cilindros de 1914, uma Wanderer de 1911 ou uma fantástica Werner de 1902, modelo idêntico a um que participou na edição original de 1906!




A Werner de 1902 na edição de 2008

Infelizmente para os amantes destas relíquias, aquela que deveria ser a 4.ª edição da nova era deste evento não foi realizada (2009), talvez devido à tão falada crise, esperando que este ano de 2010 possa trazer o regresso da única prova de velocidade para veículos antigos até 1918 em Portugal.

Pequeno vídeo da prova comemorativa do Centenário

Que bom que é ver estas preciosidades em andamento e não arrumadas em museus, em colecções particulares ou em barracões a apanhar pó e teias de aranha...

Sem comentários:

Enviar um comentário